cortes do meio
Estamos localizados na aldeia de Cortes do Meio, a freguesia enquadra cinco aldeias, Cortes do Meio, Cortes de Baixo, Bouça, Ourondinho e Penhas da Saúde, sendo esta uma aldeia de montanha, situada na vertente sul da Serra da Estrela, está desde 2019 registada como a Capital das Piscinas Naturais, devido aos inúmeros poços naturais possíveis de visitar e desfrutar.
Curiosidades: na Aldeia de Cortes do Meio ainda se vivem as práticas de agricultura e da pastorícia, atividades essas que vincam a história da aldeia desde há muitos séculos, sendo o seu próprio topónimo proveniente das cabanas pastoris em pedra e telhado de colmo de palha onde se guardava o gado e às quais se chamavam “cortes”. Para além da transumância e da lavoura, os cortenses eram os principais abastecedores de leite, cabritos, carqueja e carvão da cidade da Covilhã, sendo que percorriam todo o trajeto de cerca de 17 quilómetros a pé, algo que demorava cerca de três horas.
Património
Sendo esta uma aldeia pequena, Cortes do Meio, ainda conta com algum património de cariz variado, que não pode deixar de visitar durante a sua estadia connosco, destacando a igreja, as capelas e a fonte.
Atrações Turísticas
Uma das coisas que não pode mesmo perder durante a sua visita, são os poços naturais formados pelo curso da ribeira das Cortes, que sempre estiveram presentes na localidade, no entanto apenas recentemente foram tomados como local de lazer, pois em tempos antigos eram utilizados para pouco mais do que auxílio à moagem dos cereais nos moinhos, para dar de beber aos animais e para os afazeres dos habitantes.
A agora denominada Capital das Piscinas Naturais, Cortes do Meio, conta com um vasto leque de poços naturais bem próximas da sua SERRA.
Rotas Certificadas
A freguesia de Cortes do Meio tem três rotas certificadas, que lhe dá oportunidade de conhecer melhor este território natural e desfrutar das paisagens de cortar a respiração como também os costumes das pessoas locais, que são mantidos até aos dias de hoje. A Rotas das Pontes PR17 CVL, sendo esta a que está mais próxima do hotel, a Rota da Varanda dos Pastores PR14 CVL e a Rota do Granito PR13 CVL, têm como ponto de partida as Penhas da Saúde. https://www.responsibletrails.pt/pt/tour/caminhada/pr17-cvl-rota-das-pontes/61327336/#dmdtab=oax-tab3 ( ROTA DAS PONTES)
Existe ainda outra rota a poucos metros do Empreendimento Turístico Serra, mas não é certificada. Trata-se de um pequeno percurso de 236 metros intitulado de “Rota da Broa” e com a duração de 4 minutos. É um percurso em linha que tem como ponto de partida o moinho e tem como ponto de chegada o forno existente na aldeia. Ao realizar este percurso é possível observar o caminho usado diariamente pelos antepassados que produziam a broa de milho e o pão.
Todas as quintas-feiras é feito o pão centeio, pão de trigo e broa de milho, cozido em forno de lenha, confecionado por duas pessoas locais.
Covilhã – Cidade Neve
A aldeia de Cortes do Meio pertence ao concelho da Covilhã que é esta a principal porta de entrada para a Serra da Estrela. Repousada na vertente sudoeste da Serra da Estrela, a Covilhã é um dos principais centros urbanos do interior do país. A cidade conta com uma tradição industrial secular com amplo conhecimento ligado aos lanifícios que se envolve com a história da cidade. Venha explorar e descobrir a “Covilhã cidade neve”!
Aldeias Históricas
São um conjunto de 12 Aldeias históricas (Marialva; Almeida; Piódão; Belmonte; Castelo Mendo; Castelo Novo; Castelo Rodrigo; Idanha-a-Velha; Linhares da Beira; Monsanto; Sortelha; Trancoso) que definem uma área que inclui o Parque Natural da Serra da Estrela, Reserva Natural da Serra da Malcata, Reserva da Serra do Açor e Parque Arqueológico do Côa, no total abrangem os territórios da Beira Interior. Estas aldeias são geralmente construídas em terrenos alto porque formam um núcleo protetor juntamente com os grupos populacionais que nelas se instalaram. A exceção é Piódão, que não tem castelo.
Piódão
Monanto
Piódão
Castelo Novo
Mais informações?
Envie-nos uma mensagem.